BLOG

Limpeza e manutenção do Anilox
18/06/2018

       Os registros históricos indicam o surgimento da Flexografia desde 1860, nos Estados Unidos. No entanto, muito depois que o tão famoso Anilox passou a fazer parte do processo de Flexografia.

      Com o intuito de controlar a quantidade de tinta que será aplicada no substrato, o Anilox é um rolo metálico, ou com cobertura cerâmica, que recebe a tinta do rolo alimentador e a transfere para o clichê que, por fim, a aplica no substrato, seja ele papel ou plástico.

      Limpeza e manutenção do Anilox

      Nesse processo de impressão, o Anilox sofre determinada pressão para que a tinta seja transferida de forma correta. Sendo assim, o mesmo acaba se desgastando com o tempo. O uso contrário às indicações do fornecedor, a falta de limpeza do rolo ou o excesso de pressão sobre o mesmo são fatores que podem comprometer o estado do rolo Anilox. Quando se chega a tal situação, é necessário realizar a manutenção ou limpeza do rolo.

 

     Recomenda-se a análise do cilindro Anilox a cada três a seis meses para compará-lo com seu estado original. Caso seja constatado entupimento, o ideal é realizar a limpeza profunda do rolo. Porém, caso o mesmo esteja desgastado, o melhor é a manutenção do Anilox, que consiste em sua regravação.

      Laserflex

      A Laserflex possui vários serviços de Flexografia. Entre eles, estão a limpeza e a manutenção do rolo Anilox. No caso da manutenção realizada pelo próprio cliente, nós fornecemos os produtos da linha Flexoclean que oferece uma limpeza rápida, eficiente e sustentável, para quando o mesmo pretende realizar manutenções periódicas que não exigem uma limpeza profunda.

 

     Quando for constatado o entupimento das células do Anilox, é necessário realizar uma limpeza profunda no cilindro. O serviço de limpeza do Anilox realizado pela Laserflex, é executado nas instalações do cliente de forma a evitar o transporte do material, que gera custos e pode ocasionar em danos. A limpeza do mesmo também é importante para diminuir o tempo de impressoras paradas e garantir a qualidade de impressão, já que nosso serviço possui controle de qualidade através da medição do volume (BCM), que ocorre antes e após a limpeza. Muitos cilindros são regravados ou substituídos prematuramente por falta de avaliação dos mesmos, que necessitariam apenas de uma limpeza de qualidade.

    Entretanto, em algumas situações o cilindro encontra-se, realmente, desgastado ou danificado, sendo assim, o melhor a se fazer é realizar a manutenção e regravação do Anilox, realizado, também, pela Laserflex com sua garantia de qualidade, sempre!




CONTATO

LASERFLEX

+55 41 3301.7300 | contato@laserflex.com.br
Av. Maringá, 553, Vl. Emiliano Perneta - Pinhais, PR – Brasil - CEP: 83324-000  

 

2018 - Laserflex Industrial Ltda. - Todos os direitos reservados

325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB