BLOG

Laminação
18/06/2018

 

            Você, com certeza, já deve ter ouvido falar sobre laminação. Mas sabe exatamente do que se trata?

            A laminação ocorre no processo de impressão como um acabamento. É aplicada no substrato a fim de torna-lo mais resistente e com aparência diferenciada.

 

O processo

            O processo de laminação consiste na aplicação de uma camada plástica, fina e transparente sobre o papel, seja ele couché, glossy, duplex, tríplex, etc. A camada plástica será a responsável pelo acabamento, ou seja, pela textura final que o papel receberá. A laminação pode ser fosca, brilhosa, holográfica, texturizada, entre muitas outras opções.

            Além da função de texturização do substrato, a laminação é responsável, também, por aumentar a resistência do papel. Por se tratar de uma camada plástica e fina aplicada sobre o papel, que pode ser aplicada frente e verso, ela ajuda tanto no desgaste do papel em contato com outros objetos, quanto na resistência mecânica de rasgos e diminui o desbotamento por exposição ao sol.

Tipos de laminação

            Existem três modelos de laminação: quente, fria e líquida. Na laminação quente, a camada plástica é aplicada sobre o substrato com a utilização de bobinas e de uma termolaminadora que fornece calor ao mesmo fazendo o plástico aderir ao papel. Na laminação fria, o plástico já deve possuir uma camada adesiva, dessa forma, não há a necessidade de bobinas ou da termilaminadora, permitindo que o processo seja realizado, até mesmo a mão, apenas colocando o plástico em contato com o substrato e realizando pressão. Já a laminação líquida é a mais diferenciada das três, consiste na aplicação de uma substância liquida sobre o papel como uma espécie de tinta. Geralmente, o processo de laminação líquida ocorre logo após a impressão.

            Com relação aos materiais disponíveis para laminação, qualquer tipo pode passar pelo processo, no entanto, quando for escolhido a laminação quente, deve-se garantir que o papel suporta o calor recebido durante o processo.

Lamiflex

            A Laserflex trabalha com camisas e cilindros de melhor qualidade, da Lamiflex. Os cilindros da Lamiflex realizam acabamento extra-fino com maior durabilidade e resistência. Revestidos 

com elastômero, as camisas e cilindros da Lamiflex são adequados para resistir a ataques químicos de adesivos e solventes que forem submetidos no processo de laminação, devido ao reforço no tubo de fibra interno das camisas, a estabilidade dimensional é garantida mesmo em altas temperaturas.

As camisas e cilindros Lamiflex encontram-se disponíveis em duas variedades de durezas para atender à sua necessidade. Para garantir a precisão dimensional requerida, o acabamento é 

executado em retíficas cilíndricas, único processo que consegue assegurar paralelismo e batimento abaixo de 0,02mm.




CONTATO

LASERFLEX

+55 41 3301.7300 | contato@laserflex.com.br
Av. Maringá, 553, Vl. Emiliano Perneta - Pinhais, PR – Brasil - CEP: 83324-000  

 

2021 - Laserflex Industrial Ltda. - Todos os direitos reservados

325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB